TORONTO;EU ESTIVE AQUI

terça-feira, 10 de junho de 2008

Verdadeiro centro cultural, financeiro e étnico, Toronto é aquilo que se pode chamar de um mundo dentro de uma cidade. Terra composta por mais de 100 culturas diferentes, o seu nome significa, no dialeto das tribos indígenas nativas, local de encontro.

Com uma população rondando os 4 milhões de habitantes, é a maior cidade do Canadá, oferecendo uma fantástica atmosfera urbana, repleta de festivais e eventos onde o cinema, o jazz, a dança e a literatura ganham contornos únicos.
Situada a noroeste do Lago Ontário, a cidade foi fundada em 1834, pelo então império britânico. Porém
, só em 1867, quando o Canadá passou a ser reconhecido como Estado, é que Toronto se tornou a capital da província de Ontário. Na primeira metade do século XX, enquanto a nova nação procurava estabelecer a sua identidade própria, sucessivas ondas de emigrantes, tentando escapar das duas grandes guerras, criaram um padrão multiétnico que fez florescer, significativamente, as artes e a cultura no Canadá. Foi precisamente nesse período que foram criadas a Orquestra Sinfônica de Toronto, o Museu Real e a Galeria de Arte de Ontário, que abriga mais de 15 mil quadros.

O seu progressivo desenvolvimento como um dos principais pólos de agricultura e indústria, em parte devido à grande proximidade com os vastos recursos naturais da região, acabou por transformá-la na fonte abastecedora de, praticamente, toda a América do Norte.
Os amplos espaços verdes recortados pelas profundas cataratas do Niágara, cujas águas se precipitam de uma altura de mais de 56 metros, fizeram florescer o turismo na região, conferindo-lhe uma beleza natural ímpar. Viajando ao centro da cidade, onde as pitorescas casas de arquitetura inglesa colonial foram há tempos lar da aristocracia loca
l, os mercados de St. Lawrence e Kensington dominam toda a área.

Fundado pelos novos emigrantes que foram chegando a partir de 1960, o espaço foi ‘dominado’, essencialmente, por portugueses. A sua influência em Kensington teve um impacto significativo nos produtos e bens comercializados, tendo perdurado até à chegada dos chineses, nos anos 70, com a construção da famosa Chinatown, fazendo com que a comunidade de Toronto adquirisse novo fôlego, fundindo-se no caldeirão multicultural que perdura até hoje

Conselhos úteis
Onde ficar: Chelsea Delta Hotel de Toronto
****, com estadia, por noite, por cerca de U$$ 150, ou o Sutton Pallace Hotel *****, por U$$ 178.
Locais a visitar: Ao fazer o circuito pelas Cataratas do Niágara, embarque
a bordo do famoso maid of the Mist, para sentir de perto a força das águas caindo a poucos metros do barco. Não deixe, igualmente, de percorrer a bucólica estrada panorâmica de Wine Route, que conduz à histórica Niagara-on-the-Lake, um dos principais pontos turísticos da América do Norte. À noite vá até ao mirante local admirar a maravilhosa iluminação das cataratas.

0 comentários: