A HORA E A VEZ DA VELA

segunda-feira, 16 de junho de 2008

As férias de julho prometem ser muito agitadas este ano em Ilhabela, considerada a capital brasileira da vela. A cidade do litoral norte de São Paulo vai receber entre os dias 6 e 12 a Rolex Ilhabela Sailing Week, o evento mais tradicional do esporte na América Latina, que este ano chega à 35ª. edição. Cerca de 1.600 velejadores são esperados, com seus familiares durante os sete dias de competição.

Além das regatas oficiais do evento, a cidade será palco de muitas outras iniciativas como shows e exposições. Os turistas terão diversas opções de lazer. O próprio nome Ilhabela já diz que a cidade é bonita por natureza. Não por acaso ela é a principal das 12 ilhas que constituem o arquipélago de São Sebastião. A área abriga 85% de Mata Atlântica, entremeada por 400 cursos d'água que formam belíssimas cachoeiras.
A cidade possui uma excelente infra-estrutura hoteleira, com cerca de cinco mil leitos, desde hotéis de categoria cinco estrelas, até pitorescas e românticas pousadas situadas junto a rios e cachoeiras. Aos naturalistas, campings a beira mar com chalés e apoio para trailers são opções. Já a gastronomia fica por conta dos 52 bares e restaurantes, que oferecem pratos requintados como, por exemplo, o peixe com banana. A culinária é bem diversificada e as opções vão desde o alto padrão de estilo mediterrâneo até a comida típica caiçara.

Capital da Vela
-Conhecida como a Capital da Vela, Ilhabela tem sido cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Quando venta leste, a Ponta das Canas vira um dos melhores lugares do Brasil para a prática de windsurfe e kitesurfe. O visual de suas velas coloridas é um cenário que vale a pena ser apreciado. Quando venta sul, os velejadores praticam o esporte em toda a extensão do canal. Os melhores locais para a prática da vela são a Ponta das Canas, a praia da Armação, a praia do Pinto, a Ponta Azeda, a praia do Engenho D'Água e a praia do Perequê.
A região é uma ótima alternativa para quem procura ação e aventura, seja no mar, ou no interior das matas do Parque Estadual, uma das Unidades de Conservação que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Há 17 opções de trilhas, mas o ideal é que elas sejam realizadas com o acompanhamento de um guia experiente para percorrer certos trechos. As trilhas podem ser percorridas de bicicleta e um dos caminhos preferidos dos trilheiros é a estrada de Castelhanos. Ao norte, outra opção, é chegar até a praia do Jabaquara.

Onde surfar-O surfe é praticado principalmente em quatro praias: Castelhanos, Areado, Bonete e Pacuíba. A fauna e flora ao redor do arquipélago propiciam belos visuais para os que gostam de mergulho. Inúmeros naufrágios na parte sul da Ilha podem ser visitados através das operadoras da cidade. Os amantes da pesca esportiva encontram na região um dos maiores pesqueiros de oceano. De novembro a fevereiro ocorrem os principais campeonatos esportivos, como o tradicional "Torneio de Pesca Oceânica", promovido anualmente pelo Yacht Club de Ilhabela.
Além de aventura, os turistas têm a oportunidade de conhecer a cultura caiçara, que se manifesta na arquitetura das casas, no artesanato, nas embarcações de pesca e nas festas populares como a Congada de São Sebastião entre outras manifestações folclóricas.

Inscrições – Os velejadores interessados em participar da Rolex Ilhabela Sailing Week devem efetuar suas inscrições no site www.risw.com.br. Os valores e prazos nas classes ORC Internacional, ORC Club, IRC, BRA-RGS, Benneteau 40.7, Delta 32, Skipper 21, HPE 25, Bico de Proa e Multicascos estão discriminados no site oficial.

0 comentários: