Para marcar a chegada do Rum Barceló da Republica Dominicana, ao mercado brasileiro, a empresa vai promover um Drink Challenge entre profissionais da coquetelaria paulista para criar o melhor drink tropical com o Rum Barceló Añejo que deverá ser a grande pedida do verão 2009.
O concurso acontecerá no dia 30 de junho, na pizzaria Veridiana, nos jardins, cuja coordenação está a cargo do mais famoso barman do Brasil, Mestre Derivan Ferreira de Souza. Serão 30 participantes que deverão criar um novo drink na frente de duas comissões julgadoras: uma que analisará a técnica do profissional e a outra que analisará, às cegas, os aspectos visual e gustativo da bebida.
O Rum Barceló hoje é de propriedade da empresa Espanhola BAINSA. A venda de rum na Europa aumentou expressivamente nos últimos anos e drinks com rum são a tendência do verão europeu. Segundo especialistas de marketing o trópico é um grande apelo na Europa, imagens de palmeiras e tropicalidade fazem muito sucesso por lá. E porque aqui seria diferente?
Segundo o especialista em coquetelaria Derivan, “a mistura de destilado com frutas e sucos tem tudo a ver com o nosso clima e nossas características. No caso, o rum Barceló, da República Dominicana, entra com a melhor bebida e nós com as melhores frutas” avalia. Para Derivan, a coquetelaria é muito agregadora, diferente de outras bebidas mais formais, e por isso muito identificada com o nosso clima tropical e a alegria do verão. Os drinks com rum retratam alegria com aroma, cor e descontração.
Prêmio-Como prêmio, o barman campeão vai ganhar uma viagem técnica a República Dominicana onde vai conhecer todas as etapas de produção da bebida, desde a matéria prima até a fábrica, sua destilação e envelhecimento. Serão promovidos também contatos com profissionais de coquetelaria local. O segundo e terceiro lugar serão premiados com um notebook e um desktop.
O concurso marcará o lançamento do produto no mercado brasileiro e para este evento espera-se um público de 200 pessoas entre profissionais da área de restaurantes e especialistas. No evento serão servidos os drinks com rum mais conhecidos dos brasileiros, o Mojito, o tradicional Cuba Libre e, é claro, uma caipirinha.
Os produtos Barceló englobam vários tipos de Rum, mas num primeiro momento só o Barceló Añejo será comercializado no Brasil, e utilizado no concurso. Na América do Sul, o Barceló é distribuído pela Alambique S.A., empresa com sede em Montevidéu, Uruguai. Como ainda não chegou ao Brasil seu preço não foi definido, mas com certeza será muito competitivo.
O que é o Rum-O Rum é um destilado alcoólico que se obtém do melaço da cana. Sua história volta ao descobrimento da América pelo almirante Cristobal Colon que trouxe a cana da Espanha em uma de suas viagens ao novo mundo. Mesmo que seja produzido nos cinco continentes, o mais apreciado é o produzido nas Antilhas, pois o clima caribenho revelou-se o mais apropriado para o cultivo da cana de açúcar e para a obtenção de rum da melhor qualidade. Isso pode ser observado nos runs típicos da República Dominicana.
A República Dominicana - No coração do Caribe fica a República Dominicana, a primeira colônia Européia permanente na América. San Pedro de Macoris, onde esta situada a fábrica do Barceló tem uma temperatura media constante de 30ºC com umidade de 90% o que é ideal para o envelhecimento (um ano nesse clima equivale a 4 anos na Escócia).
A legislação local é muito severa e determina que o rum seja envelhecido no mínimo 12 meses, em barricas de carvalho americano. Muitos países que produzem rum sem qualquer controle governamental ou padrões como o da Republica Dominicana. Tais países se aproveitam dessa brecha na lei para colocar idades falsas nos rótulos.
A origem-O Run Barceló nasceu em 1930 do sonho do espanhol Julián Barceló que fundou Barceló & Cia, na cidade de Santo Domingo, República Dominicana. A marca Barceló rapidamente converteu-se em uma referência entre os runs locais e em 1992 começou o processo de internacionalização. Em 2000 é criada a BAINSA Barceló International com um grupo de grande tradição na produção e na comercialização de vinhos e bebidas espirituosas na Espanha, que hoje representa o Rum Barceló com exclusividade, em mais de 40 países.
A destilaria onde o Barceló é produzido atualmente foi criada em 2002 com o objetivo de elaborar Rum de alta qualidade. Suas instalações contam com tecnologia de ponta, equipamentos que superam muito os regulamentos da Indústria de bebidas e profissionais qualificados, sendo a única destilaria de elaboração do Rum da República Dominicana, e a segunda do Caribe, merecedora da certificação internacional ISO 9001:2000.
0 comentários:
Postar um comentário