POLÊMICA

quinta-feira, 5 de junho de 2008


Para a avaliação do leitor, está ai a posição do Sr. Vicente Lassandro Neto (foto) em relação a matéria sobre a questão do Meio Ambiente. Segundo sua apresentação, ele é GEÓLOGO, ECOLOGISTA e Engenheiro em Petróleo.

Prezado Celso

Infelizmente não há coisa alguma para ser comemorada pois tudo o que se diz sobre o planeta Terra está errado. Eis os 10 verdadeiros mandamentos sobre o planeta Terra.


1 - A vida no planeta Terra, nas suas mais variadas e atuais formas, vegetal e animal, vai acabar e nada se pode fazer, Nem contra, nem a favor.

2 - Petróleo e água não acabam.

3 - Como o petróleo não acaba, a busca por alternativos a ele representa perda de tempo e gasto inútil de recursos.

4 - O "efeito estufa" não existe. O que existe é um aquecimento natural da atmosfera do planeta Terra que é contínuo, lento e gradual. Este aquecimento, por ser natural, não tem relação alguma com as atividades dos humanos. Pelo contrário, as atividades dos humanos agem no sentido de esfriar e não de esquentar mas elas, apenas, atenuam, um infinitésimo elevado ao menos infinitésimo. É imperceptível.

5 - Queimar petróleo, além de gerar trabalho, é ótimo pois posterga, do ponto de vista humano, o término da vida no planeta. Do ponto de vista geológico, a vida já acabou. Parar de queimá-lo é um suicídio coletivo.

6 - Destruir florestas, também, é ótimo e tem o mesmo efeito do item 5, da queima do petróleo. Conservá-las é outro suicídio coletivo.

7 - Queimar as florestas destruídas é melhor ainda e tem efeito adicional ao da destruição. Não queimá-las e outro suicídio coletivo.

8 - Como, por falta de gás carbônico e, conseqüentemente, de plantas, a vida animal vai acabar pois não vai haver o que comer. Assim sendo, a superfície do planeta vai se transformar num deserto com rios de modo que a preservação de florestas e animais é perda de tempo e gasto inútil de recursos. A melhor maneira de protegê-los é ignorá-los observando a lei da sobrevivência dos mais aptos entre animais de espécies diferentes.

9 - Todo lixo orgânico deve ser queimado em termelétricas, para aproveitar a energia nele contida, transformando-a em energia elétrica. A queima deve ser em locais específicos com a utilização de filtros apropriados para a fumaça e para as partículas. O lixo inorgânico, se economicamente viável, deve ser reciclado.

10 - Entender que o MAR é a lixeira NATURAL do planeta e lançar nele a fração líquida de todos os esgotos domésticos, industriais, observando, depois, o item 9 e todas os sólidos com densidade maior que a água desde que seu aproveitamento seja, economicamente, inviável. Com este procedimento deixaremos de poluir os rios e teremos, sempre, água potável e mais barata pois dispensa tratamento.

Divulgue, na sua revista, Vida Brasil, estes novos conhecimentos.



6 comentários:

Anônimo disse...

Pobre Senhor Lassandro. Fiquei sinceramente comovido com essa tentativa de atrair a atenção das pessoas... Espero que funcione e que ele receba alguns comentários. Eu já estou fazendo a minha parte.

Gugu disse...

Esse cara é doido varrido.

Celso Mathias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celso Mathias disse...

Prezado Celso

Entrei no site da Revista mas não consegui enviar um comentário que segue abaixo.


Prezados Gugu e anônimo

O que deve ser analisado é o assunto em pauta e não o meu estado de sanidade mental. Por outro lado, o assunto e técnico e, como tal, só abriga dois tipos de comentários: Ou está certo, ou está errado.

Se está certo, ótimo. Se alguém falar que está errado, vai ter que dizer porque está errado e explicar qual é o certo pois se ele disse que está errado é porque houve uma comparação com algo que está na consciência dele e que ele julga ser o certo. Dizer que está errado só para dizer é PALPITE INFELIZ

No mais é isso aí, evitem comentários emotivos e a identificação das pessoas é um ato, segundo meu ponto de vista, mais elegante do que a omissão.




Atenciosamente

Vicente Lassandro Neto
GEÓLOGO, ECOLOGISTA e Engenheiro em Petróleo

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre o que o Sr Lassandro se baseou para desenvolver este ponto de vista.

Anônimo disse...

Florestas, animais, vegetais REALMENTE sequestram CO2 do planeta...e, por mais duro que possa parecer, de louco o sr. VICENTE nada tem... foi apenas enfático e resumido demasiadamente... Petróleo, nesse planeta, é praga ! Pena que a legislação (sobretudo ambiental) engessa demais o desenvolvimento... Primeiro os mico-leões depois humanos ???? Há algo tétrico no ar, não acham ? E falar que a água vai acabar... tss tss é realmente prá "ingenuos" ou "pacato cidadão da civilização". BURACO na CAMADA de ozônio é outra bobagem mesmo. BURACO em superfície gasosa ??? Atmosfera tem camadas ???? CAMADA deliciosa que eu conheço é aquela que a vovó faz quando apronta seus bolos recheados... E, como a atmosfera terrestre está realmente empobrecendo-se de CO2, é mais do que óbvio que fique, cada dia que passa, mais aquecida (sem contar a relação astrofísica que é variável geologicamente). Água, senhores, e petróleo não são problemas... Abçs. Professor HERBIS GONÇALVES (Ribeirão Preto, geógrafo)