A QUEDA DE BUSH

terça-feira, 15 de julho de 2008

A Câmara dos Representantes aprovou hoje, a apreciação de uma acusação contra o Presidente George W. Bush em relação ao Iraque que poderia conduzir à sua cassação, mas que será limitada à exibição televisiva.

Por 238 votos contra 180, a Câmara aprovou o envio à Comissão Judiciária de uma acusação que põe em questionamento, as razões invocadas por Bush para conduzir o país à guerra.

Se tais razões forem consideradas infundadas ou falsas, estará preenchido o requisito para iniciar o processo de impeachment presidencial e o seu julgamento pelo Senado, que pode no limite, decidir pela cassação do Presidente.

Não há, no entanto, dentro das regras processuais para o processo de impeachment tempo suficiente para que o debate chegue ao ponto extremo do julgamento no Senado. Nem é, aliás, essa a intenção da maioria democrata na Câmara dos Representantes, que fizeram questão em sublinhar que as sessões que vão seguir-se não visam abrir o processo de impeachemant

Tratando-se de ano eleitoral, a intenção dos democratas é a de expor, nas sessões, possivelmente transmitidas ao vivo pelas televisões, aquilo que consideram os abusos de poder de George Bush.

A decisão tomada pela Câmara dos Representantes dá, à segunda tentativa, seguimento a uma proposta do congressista democrata Dennis Kusinich, que já vira rejeitada uma proposta anterior que, desta vez, reformulou.

Kusinich, eleito pelo Ohio, anunciou que diversos acadêmicos e críticos da administração Bush serão ouvidos nas sessões.

0 comentários: