NOVO SÍMBOLO

terça-feira, 22 de julho de 2008

A nova sede da televisão central chinesa, que está sendo construída em Pequim, é um monumento arquitetônico que pretende competir com o Big Ben, em Londres, e com a Torre Eiffel, em Paris.

O ambicioso arranha-céu, conhecido como 'donut torcido', é composto por dois blocos de torres que se unem através de uma estrutura de espaço aberto.
A obra do arquiteto holandês, Rem Koolhaas, que começou a tomar forma no fim de 2004, já foi considerada uma reinvenção do design de arranha-céus.

O processo de construção foi tão complexo, que os engenheiros envolvidos no projeto garantem que não teria sido possível fazê-lo há alguns anos. Ao todo foram usadas 10 toneladas de aço para garantir que o edifício resiste a tremores de terra.

Apesar das críticas aos U$ 750 milhões gastos no projeto e à falta de símbolos chineses, o arquiteto Rocco Yim, que em 2002 fez parte do júri que escolheu o 'donut torcido', considera que a obra "capta o espírito futurista que o país tem neste momento".

Deng Xuexian, professor de arquitetura na Universidade de Tsinghua, defende que é normal que o novo design cause polêmica. “Como aconteceu com a Pirâmide do Louvre”, arremata.

O edifício é uma espécie de Torre de Pisa chinesa – torto propositalmente –, com um cálculo estrutural preciso que desafia a gravidade, ligando o topo de dois prédios inclinados a 230 metros de altura (mais de 60 andares). A área construída tem cerca de 10 hectares, incluindo o núcleo de produção e a administração da TV, mais um complexo com hotel, teatro e centro de exposições para os visitantes.

2 comentários:

Girllene disse...

Vai ter mal gosto assim lá na China!!! Essa "obra" é uma mistura de filhote de cruz credo com Deus me livre!!!

Girllene disse...

Cruz credo p/ meu "errinho crasso" ai acima!!! Leia "mau gosto" ( oposição a bom gosto). vacilei feio ai!!!